Saudação

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Trabalho Acadêmico (TIC)


Análise do artigo: As mídias na Educação. (José Manuel Moran).




As mídias educam

Com o decorrer dos anos e o avanço da tecnologia o mundo está se tornando cada vez mais moderno. Nas escolas, por exemplo, a tecnologia já se encontra presente para auxiliar na educação dos educandos.
O único problema é que os alunos se encantaram tanto com o computador e a internet, que já se esqueceram dos outros meios eletrônicos como vídeo e a TV, que também são importantes para serem utilizados na educação, como se estes já estivessem sidos ultrapassados e suas línguas totalmente dominadas. Os meios de comunicação audiovisuais como esses e outros, também exercem um papel educacional ainda que indiretamente. Eles sempre nos passam informações, nos ensinam a linguagem coloquial e também nos mostra modelos de comportamentos. Eles influenciam tanto na vida das pessoas que José Manuel Moran relata que:
A informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provêm fundamentalmente da televisão. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético que crianças e jovens - e grande parte dos adultos - levam a para a sala de aula. (Moran)

            A TV seduz as crianças e os jovens, fazendo com que o educador se encontre em uma situação difícil para se impor, com uma visão mais critica, sobre determinados assuntos.
Os meios de comunicação desenvolvem estratégias e meios de sedução cada vez mais aperfeiçoados que mexem com o sentimento emocional, o desejo e as fantasias das pessoas conseguindo sempre a audiência do público, principalmente das crianças e jovens. Isto quer dizer que a escola não deve virar as costas para esses meios de que adquirimos conhecimentos que são tão atraentes e tão eficientes que conseguem chamar sempre a atenção das pessoas sendo referencias das mesmas.
Segundo Moran “a televisão fala da vida, do presente, dos problemas afetivos de forma viva e sedutora. Já a escola é muito distante e abstrata, é em geral mais cansativa”.
Sendo assim a escola precisa fazer observações do que se trata as informações produzidas nos meios de comunicação, e mostrar nas salas de aulas para discutir com os alunos e ajuda-los a perceber os aspectos positivos e negativos das abordagens de cada assunto.


 Referencia:
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/midias%20na%20educa%C3%A7ao.pdf





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atividades para crianças do Ensino Fundamental

Preconceito Não!

Fonte: http://www.corposaun.com/criancas-brancas-massa-ossea-negras/15665/

Objetivo:
Estimular as crianças ao convívio coletivo;
Auxiliar as crianças a conviver com os diversos tipos de pessoas;
Encontrar uma maneira de acabar com o preconceito nas escolas e nas ruas.


 Materiais necessários

Garrafas, tampa de garrafas, retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, barbante, linha, agulha, botões, papel, tinta, lápis de cor e giz de cera.

Desenvolvimento

1º Atividade
Reunir os alunos em um círculo para repassar fatos que tratem do preconceito existente no mundo. Convidá-los a um debate.
2° Atividade
Dividir os alunos em grupos para que possam confeccionar bonecos negros. Oferecer o material que será utilizado na oficina.
3° Atividade
Os grupos farão apresentações de histórias, utilizados os bonecos confeccionados. 

 Exemplos de bonecos, que foram apresentados no minicurso: “Contar história com frasco de perfumes e matérias recicláveis.” No evento (VI EPEAL)  realizado pela Universidade Federal de Alagoas.

 

 


Cris e Cel